Aprovados no concurso da Semec protestam contra novo processo seletivo

Professores aprovados e classificados no concurso público da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizado em 2024, realizaram, na manhã desta segunda-feira (10), uma manifestação em frente à Prefeitura de Teresina.
Os manifestantes reclamam do atraso na convocação para assumir os cargos e da realização de um novo processo seletivo para contratação temporária.
Em nota, a Semec informou que está ciente de que há candidatos aprovados no último certame aguardando convocação. No entanto, esclareceu que a realização de um Processo Seletivo tem um propósito distinto do concurso público: destina-se à formação de um quadro de servidores temporários, aptos a atuarem em regime de substituição. (Confira a nota completa no final da matéria)
Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal
.jpg)
O professor Arnaldo Lino, líder da manifestação, disse que os aprovados e classificados discordam da criação do processo seletivo e criticam a medida. “Cerca de 70% ainda não assumiram as vagas. Foram chamados apenas 122 profissionais de determinadas áreas. O prefeito Silvio Mendes havia prometido que seriam necessários cerca de 1.000 professores. Durante a gestão do Dr. Pessoa, foram criadas 592 vagas no plano de cargos e salários”, afirmou.
Segundo Arnaldo Lino, a Semec estaria lançando um edital de contratação temporária, colocando 269 candidatos à frente dos concursados.
“O concurso está em validade, com aprovados e classificados aguardando convocação. Muitos professores de áreas como português, matemática, geografia e ciências estão sendo chamados de forma muito lenta. Com o seletivo, esses convocados podem ficar para o fim da validade do concurso”, acrescentou.
Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal
.jpg)
Confira a seguir a nota de esclarecimento da SEMEC na íntegra:
Nota de Esclarecimento
A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Teresina vem a público esclarecer a necessidade da realização de um novo Processo Seletivo Simplificado, diante da expectativa de convocação dos aprovados no último concurso público, em especial para os cargos de Professor de Área.
Esclarecimento sobre o Processo Seletivo
Estamos cientes de que há candidatos aprovados no último certame aguardando convocação, o que ratifica o nosso compromisso com o fortalecimento do quadro efetivo da Rede Municipal de Ensino. No entanto, a realização de um Processo Seletivo tem um propósito distinto do concurso público: destina-se à formação de um quadro de servidores seletistas (temporários), aptos a assumirem em regime de substituição.
Estes servidores temporários são cruciais para garantir a continuidade dos serviços educacionais em casos de afastamentos temporários dos servidores efetivos, tais como:
- Licença médica;
- Licença sem vencimento;
- Licença-maternidade;
- Licença-capacitação;
- Dentre outros casos previstos em lei.
Deste modo, como a SEMEC não possui seletivo vigente nem novos servidores temporários a serem convocados, faz-se necessária a realização de um novo Processo Seletivo para suprir essa demanda imediata e inadiável de substituição.
Compromisso com os Professores Aprovados
É fundamental ressaltar que o compromisso da gestão com o serviço público e o respeito aos professores aprovados no último concurso são prioridades absolutas. Prova disso é que, no mês de setembro, a SEMEC substituiu mais de 150 professores temporários por aprovados do último concurso público – uma medida que demonstra a priorização da convocação de efetivos, mesmo havendo a possibilidade legal de se realizar um novo seletivo apenas para substituição. Informamos que a Secretaria solicitou e o Prefeito já autorizou a convocação de aprovados no último concurso para substituir mais de 90 professores que se aposentaram em 2025. A maioria dessas vagas refere-se, notadamente, aos Professores de Área. A SEMEC reforça, assim, a transparência de suas ações e o empenho em gerir o quadro de pessoal de forma responsável, garantindo a qualidade do ensino-aprendizagem na Capital.
cidadeverde




