Líder do Senado confirma que Lula indicará Messias ao STF contra vontade de Alcolumbre

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), confirmou nessa terça-feira (21) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já decidiu indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha contraria o desejo do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que vinha defendendo outro nome para o cargo.
De acordo com Wagner, Alcolumbre esteve reunido com Lula no Palácio do Planalto para tentar convencer o presidente a optar pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atual presidente do Senado e aliado político.

“Ele [Lula] teve uma conversa ontem com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Não participei da conversa, mas não tenho dúvidas de que o presidente do Senado foi defender o ponto de vista dele, da indicação do ex-presidente do Senado, o nosso amigo Rodrigo Pacheco”, declarou Wagner em entrevista à CNN.
Apesar da pressão, o líder do governo garantiu que o petista já tem “convicção formada” sobre a escolha de Messias, que goza de plena confiança de Lula e tem atuado como um de seus principais defensores jurídicos desde o início do governo.“Hoje estive com o presidente e ele disse mais ou menos o que você antecipou: ele achou que não ficava bem indicar um nome para o Supremo e viajar por uma semana, ainda mais com a perspectiva de uma conversa com o presidente americano”, acrescentou Wagner.
Mais cedo, em entrevista ao Metrópoles, o senador baiano já havia confirmado a reunião entre Lula e Alcolumbre, reforçando que a decisão sobre a indicação está tomada e deverá ser oficializada após o retorno do presidente de sua viagem à Ásia.
gp1