Nestlé anuncia venda da divisão de sorvetes em meio a reestruturação devido a crise financeira

A Nestlé divulgou que venderá sua divisão de sorvetes para a joint venture Froneri como uma forma de driblar a crise financeira que enfrenta e como parte de um plano de reestruturação. A gigante e multinacional suíça do setor de alimentos e bebidas planeja a reestruturação da companhia em torno de quatro negócios principais: café, nutrição, alimentos e cuidados com animais de estimação.
JOINT VENTURE
O “Joint venture” nada mais é do que um modelo de colaboração empresarial que consiste na união de duas ou mais empresas com o objetivo de executar um projeto. A Froneri foi criada em 2016 e é uma das maiores empresas de sorvetes do mundo, resultado de uma joint venture entre a Nestlé e a R&R, com sede no Reino Unido
PLANO DE REESTRUTURAÇÃO
A multinacional pretende se reestruturar ao estabelecer as seguintes medidas:
- A multinacional deve integrar as divisões de nutrição e ciências da saúde em uma única empresa.
- A Nestlé também anunciou que a CEO da unidade de ciências da saúde, Anna Mohl, deixará o cargo.
- Além disso, a companhia afirmou que pretende concluir a venda de sua divisão de águas e bebidas até 2027.
DEMISSÃO EM MASSA E IMPACTOS NO BRASIL
Uma das medidas adotadas pela companhia foi a demissão em massa de 16 mil funcionários anunciada em outubro, o que representa um corte de 5,8% da força de trabalho da Nestlé, que emprega 277 mil pessoas.
Apenas no Brasil, a empresa tem cerca de 30 mil funcionários diretos no país, atuando em mais de 30 unidades industriais e centros de distribuição. A operação brasileira representa aproximadamente 11% da força de trabalho global da companhia. Caso a multinacional implemente mais rodadas de demissão como um plano administrativo, a economia brasileira poderá ser afetada.
meionorte




