Geral

Governador assina ordens de serviço para 35 novas obras do OPA

O governador Rafael Fonteles assinou, nesta quarta-feira (15), 35 novas ordens de serviço do ciclo 2024-2025 do Orçamento Participativo Digital do Piauí (OPA), programa em que a população escolhe diretamente as obras que deseja em seus municípios. As ações contemplam Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano, com investimentos iniciais de R$ 56 milhões, que podem chegar a R$ 80 milhões até o final deste ano.

O programa permite que as escolhas dos cidadãos se transformem em ações concretas. “São obras de asfaltamento, calçamento, praças, quadras esportivas, polos de artesanato, sistemas de abastecimento d’água com energia solar, tudo contemplando a zona urbana e rural. Vamos garantir que aquilo que o povo escolheu vire obra concreta para melhorar a vida de cada comunidade. É a democracia se transformando em resultados visíveis para a população”, destacou o governador Rafael Fonteles.

secretário do Planejamento, Washington Bonfim, reforçou a importância do acompanhamento das obras.

“Com essas 35 ordens de serviço, somam-se 110 obras já concluídas ou em execução, envolvendo vários órgãos do Governo Estadual. É um esforço conjunto para garantir que a população veja concretamente as ações que escolheu. O modelo do OPA tem despertado interesse de outros estados e municípios, como Pernambuco, Niterói e Jaboatão dos Guararapes”, explicou.

secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, destacou o papel da população e das associações locais.

“O OPA é recebido com muita alegria pela população, que participa ativamente apontando propostas, correndo atrás dos votos e acompanhando a execução das obras. Esse engajamento garante que as obras sejam aprovadas, executadas rapidamente e fiscalizadas pela própria comunidade, fortalecendo a participação social e o controle social efetivo”, afirmou.

O que é o OPA

Orçamento Participativo Digital do Piauí é um instrumento pioneiro de gestão democrática que permite à população participar diretamente da elaboração do orçamento anual do Estado. Por meio da plataforma digital, os cidadãos indicam como desejam que parte dos recursos públicos seja investida em seus municípios. O programa é executado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), com apoio da Secretaria de Relações Sociais (Seres).

As 35 ordens de serviço do ciclo 2024-2025 estão disponíveis para consulta no portal do Governo do Estado, detalhando todas as ações que serão realizadas nos municípios contemplados.

cidadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo