Geral

Eletricistas terceirizados da Equatorial paralisam serviços no Piauí

Funcionários que prestam serviços para uma empresa terceirizada a concessionária Equatorial Energia realizam, na manhã desta quinta-feira (12), uma paralisação parcial das atividades no Piauí, até as 12h. O movimento ocorre em meio às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2026. Entre os municípios afetados estão Teresina, Água Branca, Picos, União e São Raimundo Nonato, além de outras cidades.

Em nota, a Equatorial esclareceu que mantém todas as suas obrigações contratuais rigorosamente em dia com a empresa DPL, atuando conforme a legislação vigente. A concessionária esclareceu também que questões relacionadas a pagamentos de salários, encargos trabalhistas e demais obrigações decorrentes da relação de emprego são de responsabilidade da empresa empregadora, conforme previsto na legislação trabalhista e nos instrumentos contratuais firmados. Confira a nota completa no fim desta matéria.

A terceirizada é uma das prestadoras de serviços de eletricistas que possuem cerca de 60 trabalhadores. O Cidadeverde.com entrou em contato com a empresa e aguarda posicionamento.

Foto: Enviada ao Cidadeverde.com

De acordo com um trabalhador, que preferiu não se identificar, a categoria reivindica reajuste salarial e melhorias no valor do vale-alimentação. Ele afirmou que os salários pagos atualmente estariam abaixo dos praticados por outras empresas do setor.

“Atuamos na construção e manutenção de redes, atendimento emergencial, ligação nova, linha viva e plantão. Nosso salário está abaixo em comparação com o de outras empresas”, relatou.

Ainda segundo o trabalhador, a paralisação pode impactar atendimentos emergenciais. “Há muitas ocorrências envolvendo a empresa, muitas emergências a serem atendidas, e essa paralisação afeta todo o estado”, afirmou.

Foto: Enviada ao Cidadeverde.com

Assembleia

Em ofício encaminhado à empresa, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Piauí (SINTSEP-PI) informou que, em Assembleia Geral realizada no último dia 5 de fevereiro, os trabalhadores rejeitaram, por unanimidade, a proposta patronal de reajuste salarial linear de 3,9% e o valor de R$ 450,00 para o vale-alimentação.

Segundo o documento, a categoria decidiu manter a proposta apresentada pelo sindicato laboral, que, conforme a entidade, busca a valorização profissional.

Na mesma assembleia, também foi aprovada, por unanimidade, a realização de paralisação temporária parcial dos serviços, das 6h às 12h desta quinta-feira.

Confira a nota completa abaixo

Nota de Esclarecimento

A Equatorial Piauí informa que mantém todas as suas obrigações contratuais rigorosamente em dia com a empresa DPL, atuando em conformidade com a legislação vigente.

A concessionária esclarece que questões relacionadas a pagamentos de salários, encargos trabalhistas e demais obrigações decorrentes da relação de emprego são de responsabilidade da empresa empregadora, conforme previsto na legislação trabalhista e nos instrumentos contratuais firmados. A Distribuidora destaca, ainda, que conta com um plano de contingência operacional, garantindo a continuidade do atendimento aos clientes e sem qualquer impacto no fornecimento de energia elétrica, mantendo o foco na prestação do serviço público essencial à população.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Piauí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo