Chuva com ventos de até 50 km/h provoca transtornos e deixa Teresina em alerta

As fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento de até 50 km/h registradas na tarde desta quinta-feira (5) deixaram Teresina em estado de alerta, segundo a Defesa Civil. O temporal provocou falhas no funcionamento de semáforos, comprometeu o trânsito em vias estratégicas da capital e aumentou o risco à população. Quedas de árvores também foram registradas em diferentes regiões da cidade.
Na zona Leste, cruzamentos importantes, como o das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Dom Severino, tiveram o tráfego afetado após a interrupção no fornecimento de energia elétrica, o que inviabilizou o funcionamento dos semáforos e gerou congestionamentos ao longo da tarde.
“O problema não é apenas no equipamento. A Strans depende do fornecimento de energia da Equatorial. Com chuva forte e ventos intensos, enquanto as condições estão adversas, as equipes técnicas não conseguem atuar. Só após a redução da intensidade é que conseguimos iniciar o restabelecimento dos semáforos e o controle do trânsito”, explicou o supervisor de turno da Strans, Igor Rabelo.
Segundo ele, as vias mais impactadas foram as avenidas Nossa Senhora de Fátima, Dom Severino e o cruzamento da avenida Padre Humberto Pietro Grande com a avenida dos Ipês. No início da noite, a situação já estava praticamente normalizada.
“No momento, não temos pontos de estrangulamento. A situação está bem controlada, restando apenas alguma instabilidade pontual”, afirmou.
Queda de árvores e risco com fiação elétrica
Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com
.jpeg)
Além dos impactos no trânsito, o vento derrubou árvores em diversos pontos da cidade, algumas delas atingindo ou encostando na rede elétrica. O Corpo de Bombeiros informou que atendeu oito ocorrências de queda de árvores em áreas residenciais, vias públicas e sobre veículos.
“O período chuvoso exige atenção redobrada. Orientamos que a população evite áreas abertas, proximidade com fiação elétrica e estruturas metálicas. Em caso de emergência, o acionamento deve ser feito pelo 193”, alertou o capitão César.
Leia também
Defesa Civil intensifica monitoramento
A Defesa Civil do Estado explicou que o temporal foi provocado pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema que favorece chuvas intensas, descargas elétricas e ventos fortes no Nordeste.
“Foi um temporal rápido e muito intenso. O volume de chuva não chegou a 30 milímetros, mas as rajadas de vento ficaram entre 30 e 50 km/h, o que foi suficiente para causar os transtornos registrados. A previsão indica que esse cenário de instabilidade deve continuar”, explicou o diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil estadual, Werton Costa.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, Teresina possui atualmente 166 áreas de risco mapeadas, das quais 56 são habitadas, o que aumenta a preocupação durante eventos climáticos extremos.
“A recomendação é manter o alerta. Em situações de ventos fortes, a orientação é não sair de casa, não permanecer próximo a árvores antigas ou fiação elétrica e evitar trafegar por vias alagadas”, destacou o gerente de operações da Defesa Civil Municipal, Marcos Rolf.
Orientações à população
Em situações de risco, a população deve acionar os órgãos competentes pelos seguintes canais:
-
Defesa Civil Municipal: 199 ou (86) 99514-2250
-
Corpo de Bombeiros: 193
-
Strans: 118 ou WhatsApp (86) 3122-7617
-
Equatorial Piauí: 0800 086 0800
A previsão meteorológica indica que o cenário de instabilidade deve continuar nos próximos dias, mantendo os órgãos de segurança e defesa em estado de atenção.
cidadeverde




