Piauiense é selecionado para bolsa integral de Medicina por projeto missionário

O piauiense Abrian Pereira, ex-aluno da rede estadual de ensino, conquistou uma bolsa integral para o curso de Medicina no Paraguai por meio do Projeto Médicos Missionários, da Secretaria Nacional de Missões (Senami). Ele foi um dos cinco jovens selecionados entre 45 candidatos que chegaram à etapa final do processo seletivo, que incluiu análise ministerial e sabatina.
Abrian é oriundo do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire, localizado no município de Guaribas (a 650 km de Teresina). Ele irá cursar seis anos de graduação em Medicina no Paraguai. Após a formação, deverá atuar como médico missionário em países não alcançados, com atuação em regiões que concentram desafios sociais.
O estudante já participou de experiência internacional anteriormente. Ele integrou a primeira edição do programa Do Piauí Para o Mundo, da Secretaria da Educação (Seduc), permanecendo por 30 dias nos Estados Unidos.
“O intercâmbio foi incrível. Pude aprender muito e compartilhar essa vivência com outras pessoas. Foi uma experiência que ampliou minha visão de mundo e reforçou ainda mais meus sonhos”, destaca Pereira
Além da graduação, os estudantes selecionados pelo projeto recebem formação em missões transculturais, discipulado e capacitação ministerial, com foco na atuação no campo missionário.
Abrian relata que desenvolve ações de evangelização, apoio social e trabalho comunitário na localidade Cajueiro, onde reside. Segundo ele, a bolsa representa a concretização de um propósito de vida.
“Ser médico missionário é cuidar do corpo físico, mas também levar fé e esperança, levando Jesus para cuidar da alma das pessoas, especialmente em comunidades mais carentes e áreas vulneráveis. Me sinto maravilhado com tudo isso. Entendo que é um chamado de Deus para a minha vida”, afirma.
O estudante também relembra que o interesse em unir Medicina e missão surgiu ainda na infância.
“Sempre tive esse desejo, mas sabia que não era algo fácil de alcançar. Deus é bom o tempo todo e, quando nossos planos estão alinhados aos dele, as coisas acontecem. Essa oportunidade foi incrível e tenho certeza de que trará muitos frutos”, completa.
O secretário da Educação, Rodrigo Torres, comentou a trajetória do estudante.
“Histórias como a do Abrian mostram que a educação transforma vidas e torna sonhos possíveis. É uma das grandes missões do Governo do Estado, preparar nossos jovens para que eles possam ir além, ocupar espaços no mundo e realizar seus projetos de vida. Quando investimos em educação pública de qualidade, abrimos caminhos para que talentos do Piauí alcancem oportunidades que antes pareciam distantes”, afirmou.
cidadeverde




