Saúde abre seminários para construção do Plano de Governo 2026 no Piauí

A área da Saúde foi o ponto de partida para o processo de elaboração do Plano de Governo 2026 do governador do Piauí e pré-candidato à reeleição, Rafael Fonteles. O primeiro seminário temático foi realizado nesta quinta-feira (29), no Centro de Teresina, reunindo gestores públicos, profissionais da saúde, lideranças políticas e representantes da sociedade civil.
O evento marca o início de uma série de encontros voltados à escuta qualificada e à construção coletiva de propostas que irão nortear o documento a ser apresentado à população durante o período eleitoral. Participam do processo partidos da base aliada.
A coordenação geral da elaboração do plano está sob responsabilidade do assessor especial do governador, Washington Bandeira, que destacou o caráter democrático do processo e a importância da participação popular na construção das propostas.
“Estamos iniciando hoje esse processo construtivo. O plano de governo do governador Rafael Fonteles será uma construção democrática e representativa, com a participação de todos os segmentos da sociedade, expressando a vontade do povo”, afirmou.
Segundo Washington Bandeira, a proposta é consolidar um plano com metas claras, viáveis e alinhadas às necessidades reais da população piauiense, dialogando com os avanços já alcançados pelo estado.
“Será um plano com propostas objetivas, pragmáticas e executáveis, para que, a partir do próximo ano, possamos implementar mais quatro anos de governo e efetivar essas propostas, assim como ocorreu com o plano apresentado em 2022”, reforçou.
Balanço da Saúde
Foto: Eduardo Costa / cidadeverde.com

Durante o seminário, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, apresentou um balanço das ações desenvolvidas pela pasta e destacou avanços considerados estratégicos para o sistema público de saúde no Piauí, com ênfase na redução do tempo de espera por cirurgias eletivas.
“Antes, o tempo médio de espera chegava a cerca de 400 dias. Hoje, conseguimos reduzir para aproximadamente 50 dias, um dos menores tempos de espera do país”, afirmou o secretário.
Antônio Luiz também ressaltou a ampliação do acesso a consultas médicas, com marcação em 12 especialidades nas Unidades Básicas de Saúde, tanto na capital quanto no interior do estado, além de investimentos na melhoria e ampliação da rede hospitalar.
“Investimos na ampliação de hospitais, aumentamos leitos de UTI e conseguimos reduzir significativamente o tempo de espera para cirurgias. Isso é fruto de um compromisso com a justiça no acesso à saúde”, pontuou.
Outro destaque apresentado foi a cobertura vacinal. De acordo com o secretário, o Piauí ocupa atualmente a primeira colocação no ranking nacional, resultado da atuação integrada entre o Estado e os municípios.
“O Piauí hoje é o estado com o maior índice de cobertura vacinal do Brasil. Trabalhamos tanto na atenção primária quanto na atenção secundária, fortalecendo a assistência hospitalar”, destacou.
Antônio Luiz também citou o fortalecimento da segurança do paciente, área em que o estado passou a ocupar posição de destaque nacional, com hospitais mais qualificados, equipamentos modernizados e equipes capacitadas.
A programação do seminário contou ainda com uma apresentação técnica do superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde e futuro titular da pasta, Dr. Dirceu Campelo, que apresentou um diagnóstico do setor, abordando o cenário atual, avanços, desafios e pontos estratégicos para a formulação das propostas.
cidadeverde




