Educação

Aos 18 anos, estudante piauiense é aprovado em Medicina na USP e na Unicamp

Com apenas 18 anos, o estudante Gustavo Medeiros comemora uma conquista que poucos alcançam: a aprovação no curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e também da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), duas das instituições mais concorridas do país. O resultado coroa uma trajetória marcada por disciplina, fé e uma rotina intensa de estudos ao longo de toda a vida escolar.

O garoto classificou as aprovações como inesperadas, sem esconder a felicidade com os resultados.

“Foi inesperado. A concorrência é muito alta e às vezes a gente pensa que só passam os melhores dos melhores do Brasil. Mas eu sempre tentei manter a serenidade e fazer a minha parte. Quando o resultado veio, foi uma alegria imensa, muito gratificante”, disse Gustavo.

O estudante contou que o 3º ano do ensino médio foi encarado como um período de preparação intensa, mas estratégica.

A rotina era puxada: Gustavo estudava no colégio durante toda a manhã e parte da tarde, e em casa mantinha o ritmo das 15h às 20h, dedicando-se à resolução de questões e aprofundamento teórico.

“Foi um ano de revisão. Eu foquei principalmente nos conteúdos que eu tinha mais dificuldade. Aquilo que eu já dominava, eu só revisava para reforçar. Era de segunda a sábado. No domingo eu reservava para descansar, porque acredito que ninguém consegue estudar todos os dias sem uma pausa. Eu ia à missa, descansava, lia um livro ou via uma série. Esse equilíbrio foi fundamental”, relatou.

Além das aprovações nos vestibulares tradicionais, Gustavo também teve um desempenho impressionante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acertando 175 das 180 questões aplicadas nos dois dias de prova e alcançando 900 pontos na redação.

Com o excelente resultado no Enem, o estudante ainda avaliou outras possibilidades fora do estado, como universidades em Minas Gerais e no Paraná, mas a decisão já está tomada.

“Meu foco sempre foi a USP. Passei, então já está decidido. Agora é organizar tudo para a mudança”, afirmou.

Foto: Eduardo Costa/Cidadeverde.com

Pais comemoram com filho

A mãe, Clevânia Medeiros descreve o momento como uma mistura de sentimentos. Segundo ela, além do esforço acadêmico, a fé teve papel importante na trajetória do filho.

“O Gustavo sempre foi muito religioso, muito tranquilo, não teve crises de ansiedade. Isso ajudou muito. Ele sempre foi muito estudioso, campeão de medalhas em olimpíadas, e acima de tudo um menino de oração. E a alegria é imensa, o retorno de toda uma vida dedicada ao estudo. Mas também vem a saudade, porque ele vai morar em outro estado. É como um segundo cordão umbilical que se rompe”, destacou.

O pai, Fernandes Vilarinho, também relembrou a dedicação do filho desde a infância.

“Desde pequeno ele sempre foi muito organizado. Chegava da escola, almoçava, descansava um pouco e ia fazer as tarefas. Essa rotina ele construiu ao longo dos anos”, contou.

De origem humilde, Fernandes fez questão de reforçar a importância do estudo como ferramenta de transformação.

“Eu sou Elesbão Veloso. Trabalhei na roça com meu pai. Ele sempre dizia que não tinha bens para deixar, apenas os estudos. Isso abriu portas para mim e agora está abrindo ainda mais para o Gustavo”, apontou.

Agora, a família vive a expectativa da ida do Gustavo para São Paulo e do início da vida universitária do garoto.

“Estamos ansiosos para essa nova etapa. É uma nova cidade, uma nova vida, mas com muita gratidão e orgulho”, concluiu o estudante.

cidadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo