Deputado diz que impasse sobre vice no PT está “70% resolvido”

O deputado estadual Francisco Lima (PT) afirmou que o diálogo interno no Partido dos Trabalhadores para a formação da chapa estadual avança sem conflitos e deve ser concluído até o mês de maio. Segundo ele, a definição da vaga de vice ocorre, tradicionalmente, por entendimento entre partidos e lideranças, com posterior homologação pelas instâncias partidárias.
“De um modo geral, vaga de vice é feita por entendimento. Então, o entendimento entre os partidos e entre as lideranças maiores e as instâncias partidárias homologam aqueles entendimentos feitos. Então, eu creio que nós estaremos aí até o mês de maio aí para poder chegar nessa solução de forma pacífica, sem nenhuma crise, sem nenhum conflito, para poder a gente entrar numa campanha oficialmente falando de forma bem harmônica, bem harmonizada aí na campanha”, afirmou.
Ao detalhar os critérios que orientam a construção do consenso, o parlamentar citou o perfil político, a relação com a militância, a compreensão do projeto e o peso das bancadas e lideranças do partido. Nesse contexto, destacou o papel do governador Rafael Fonteles e do ministro Wellington Dias no processo de articulação interna.
“As minhas questões, o perfil da relação política com a militância, é a capacidade de compreensão do projeto, a força das bancadas parlamentares também, das lideranças maiores, os nossos maiores líderes hoje no partido, é o nosso governador Rafael e o nosso ministro Wellington, então, um entendimento entre eles, eu arrisco dizer que é 70% de um entendimento. E as bancadas também participam”, disse.
Francisco Lima também ressaltou que a estratégia eleitoral do partido está centrada na eleição presidencial e que as demais definições devem estar alinhadas a esse objetivo. Para ele, a composição da chapa estadual precisa contribuir para a unidade do projeto político nacional.
“Afinal de conta, o que está em jogo, a eleição mais importante para nós, é a eleição do presidente Lula. Então, o PT se organiza e trabalha tudo para assegurar a reeleição do presidente Lula para a continuidade do projeto. Depois vem a bancada, tanto as vagas de senadores como a vaga federal, a reeleição do governador Rafael e a bancada estadual”, declarou.
CIDADEVERDE




