Piauíenses receberam 1,9 milhão de remédios pelo programa Medicamento em Casa

O Programa Medicamento em Casa entregou mais de 1,9 milhão de unidades de medicamentos no Piauí em 2025, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
De acordo com o órgão, o programa, criado no ano passado, visa facilitar a vida da população que depende da Farmácia do Povo. Entre os beneficiados está a aposentada Maria da Anunciação Paes Tavares, de 60 anos, moradora de Teresina. “Antes, eu tinha que levar as receitas até a farmácia no centro, enfrentar filas e esperar muito tempo. Agora, com a entrega pelos Correios, recebo tudo em casa. É muito bom!”, relatou.
Atualmente, o programa entrega 128.755 unidades de medicamentos por mês, garantindo regularidade no tratamento e fortalecendo a adesão. Hoje, 2.341 usuários recebem os medicamentos diretamente em casa.
Como solicitar o serviço
O serviço de entrega é realizado em parceria com os Correios e pode ser solicitado mediante cadastro presencial em uma unidade da Farmácia do Povo ou de forma on-line pelo Gov.pi Cidadão.
O secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, explicou que a iniciativa assegura acesso contínuo aos medicamentos e reduz deslocamentos.
“Esse programa amplia o acompanhamento dos usuários, especialmente idosos, pessoas com condições crônicas e com mobilidade reduzida”, explicou.
Segundo o diretor-geral da Diretoria de Unidade da Assistência Farmacêutica (DUAF), Dr. Manoel Pinheiro, a Sesapi pretende ampliar o número de usuários atendidos, integrar ainda mais o acompanhamento farmacêutico e fortalecer a parceria com as equipes multiprofissionais. “Nosso compromisso é expandir o cuidado, mantendo qualidade, segurança e humanização”, Concluiu.
Com informações da SESAPI



