Geral

Alepi deve retomar sessões 100% presenciais em 2026, afirma Severo Eulálio

Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quinta-feira (11), o deputado Severo Eulálio (MDB), presidente da Assembleia Legislativa (Alepi), afirmou que a Casa não deverá realizar sessões híbridas, com a possibilidade de participação de forma remota, em 2026. “Esperamos que no próximo ano, com a entrega da reforma do prédio físico, nós possamos passar a ter as sessões 100% presenciais na Assembleia”, disse.

Apesar de entender a necessidade dos deputados visitarem suas bases, sobretudo no ano eleitoral, Eulálio ressaltou a necessidade da presença física dos deputados nas sessões deliberativas da Alepi “Os parlamentares são demandados para estarem no interior, próximo a população e de onde eles são realmente representantes, mas não podem esquecer da Assembleia”, reforçou o presidente do legislativo estadual.

Atualmente, a Mesa Diretora da Alepi definiu que nas sessões realizadas às terças e quartas-feiras, se faz necessário a presença física dos deputados nas sessões deliberativas para a apreciação de requerimentos e votação de projeto de leis, mas a presença é flexibilizada às segundas e quintas-feiras, com a possibilidade de participação remota.

Na avaliação de Eulálio, a discussão presencial das pautas qualifica o processo legislativo. “Acho importante essa reunião presencial. Nas comissões, precisamos estar presentes, as discussões e os debates são melhores quando você consegue estar presencialmente. Sou defensor da presença física dos parlamentares, pelo menos de segunda a quinta-feira, nas sessões da Assembleia”, frisou.

cidadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo