Geral

Mães de autistas protestam na Alepi contra cortes de benefícios do INSS

Mães de autistas protestaram na Assembleia Legislativa do Piauí na manhã desta quarta-feira (3) contra os cortes de benefícios do INSS. Mais de 130 mil pessoas no país perderam o benefício com a Lei 15.157, de 2025, que enrijeceu as regras de acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

O programa garante um salário mínimo por mês aos idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. De acordo com a nova lei, o recebimento do dinheiro fica condicionado, por exemplo, ao beneficiário ter um documento com cadastro biométrico e fica exigida atualização cadastral a cada dois anos, no máximo. 

Astrid Lages, do Autismo Legal Teresina, destacou que a manifestação é pelo fim dos cortes do BPC e em defesa da aprovação da PL 4341, que acaba com o poder dos peritos para fazer os cortes.

A nova lei, que tramita na Câmara Federal, assegura a continuidade do pagamento até o esgotamento das instâncias administrativas e para vedar a restituição de valores recebidos de boa-fé pelo beneficiário.

“É uma manifestação nacional e queremos que os deputados do Piauí nos apoiem para que a bancada do estado em Brasília vote a favor do PL4341”, disse Astrid Lages. Elas tentaram uma audiência com a presidência da Alepi, mas não foram recebidas, pois o presidente Severo Eulálio não estava no local.

Leidiane Alves, mãe de gêmeos autistas, participou da manifestação e disse que desde julho está sem receber o benefício.

“Tenho laudos e o INSS suspendeu os benefícios. Hoje vamos fazer uma nova avaliação para tentar receber o dinheiro que ajuda a comprar medicamentos e fazer os deslocamentos para os médicos”, disse Leidiane.

Este ano, a TV Cidade Verde realiza campanha de natal para doação para a AMA-PI (Associação de Amigos dos Autistas do Piauí). Veja como participar.

Doação à AMA-PI

A AMA-PI (Associação de Amigos dos Autistas do Piauí) registra fila de espera com mais de 600 famílias. A instituição atende cerca de 200 crianças, jovens e adultos autistas há 25 anos e mantém atividades com limitações estruturais e de pessoal. A campanha Janelas de Natal, do Grupo Cidade Verde, pretende mobilizar doações em dinheiro para reforçar os serviços e ampliar a capacidade de atendimento.

PIX para doações:
Chave (e-mail): [email protected]

cidadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo