Gêmeas de 16 anos fazem Enem juntas e mãe sonha com dupla aprovação no Piauí

Ao lado da mãe, as gêmeas Luiza e Heloisa Mendes, de 16 anos, caminharam de mãos dadas para cruzar os portões da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), onde realizam o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Apoiando uma à outra durante todo o ano, as duas fazem a prova na mesma sala, o que também serve como apoio emocional durante o exame. Junto às filhas, a mãe, Jeane Araujo, sonha em comemorar a dupla aprovação.
“Eu creio que vai dar tudo certo. O choro é de alegria, quase tudo concluído acredito que em janeiro a gente vai poder comemorar”, afirma a mãe.
Pelo segundo ano realizando o exame, Luiza Mendes sonha em cursar Medicina Veterinária e terá a irmã ao lado na prova. Ela lembra as dificuldades vividas ao longo do ano, mas se mostra otimista com a dupla aprovação.
“Eu fico um pouco mais nervosa, mas eu vou confiante. Eu estudei, me preparei para isso. Eu acho que a principal dificuldade foi natureza, mas você estuda, se esforça e acho que todo esforço vai ser recompensado. Algo que a gente vinha comentando ao longo do ano é que fizemos tudo juntas, mas chegou a hora de separar e por mais que tenhamos cursos e ideias diferentes, sempre temos essa apoio. Faremos prova até na mesma sala”, relata.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Já Heloisa Mendes quer trilhar seu caminho no curso de Engenharia Mecânica. Ela relata que o fato de as duas irmãs desejarem áreas diferentes foi importante para que pudessem se completar nos estudos. Agora, elas seguem se apoiando emocionalmente.
“Apesar de queremos cursos diferentes a gente pode se ajudar ao longo do ano. Ela de humanas, eu de exatas e a gente pode ter essa ajuda. Isso é muito importante nessa trajetória, ter o mesmo apoio de alguém que está passando pela mesma coisa. Eu estou um pouco nervosa, o segundo dia tem um peso maior para o meu curso, mas estudei ao longo do ano e vai dar certo. Quando eu olhar pro lado e ter minha irmã ali me traz uma tranquilidade” finaliza.
cidadeverde



