Geral

Tempestade severa pode atingir 4 estados do Brasil a partir deste domingo

A formação de um ciclone extratropical nas proximidades do Rio da Prata deve impulsionar a chegada de uma intensa frente fria ao Sul do país a partir deste domingo (16). O sistema, considerado forte para o período, tende a gerar tempestades e instabilidades severas enquanto avança em direção ao Centro-Oeste e ao Sudeste. A previsão indica chuva intensa, grande número de descargas elétricas, granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar 100 km/h até esta segunda-feira (17). Por causa do cenário, foi emitido alerta vermelho para Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O deslocamento rápido da frente fria também pode favorecer a formação de linhas de instabilidade, com potencial para downbursts e tornados em áreas do sul e oeste do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná, Santa Catarina e sul do Mato Grosso do Sul. As regiões sob maior risco permanecerão em monitoramento a partir deste domingo, diante da intensidade do sistema frontal.

Foto: Alef Leão/GP1Chuvas

Chuvas

No Sudeste, a Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para tempestades e rajadas de vento intensas entre domingo, 16, e terça-feira, 18, com possibilidade de alagamentos e deslizamentos. Na capital e na região metropolitana, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas prevê precipitações moderadas, mas não descarta episódios mais fortes e ventos acima de 60 km/h em pontos isolados. Todas as regiões paulistas devem registrar aumento no risco de temporais na segunda-feira, 17.

A instabilidade deve persistir em São Paulo até terça-feira (18), com manutenção da nebulosidade elevada. Embora a maior parte do estado não deva registrar volumes extremos de chuva, a Defesa Civil alerta para tempestades severas, risco de queda de árvores, destelhamentos e ressaca no litoral. A partir de quarta-feira (19), o afastamento da frente fria deve iniciar um processo gradual de estabilização do clima.

GP1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo