Geral

Laboratório diz que falha na inativação de vacina provocou morte de gado no Piauí

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI/PI) divulgou nesta quinta-feira (13) o resultado da investigação da Dechra Brasil sobre a vacina Excell 10 contra a clostridiose que resultou na morte de mais de 600 animais no país, incluindo no Piauí. Segundo a ADAPI, o laboratório comunicou que houve uma falha no processo de inativação da vacina, o que ocasionou reações adversas em caprinos, ovinos e bovinos.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi notificado em agosto pelo Piauí sobre as mortes de animais vacinados com os lotes 016/24 e 018/24 da vacina. O último boletim da pasta, divulgado em setembro deste ano, apontou 612 mortes nos estados do Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão e Ceará.

Foto: Divulgação/AscomCriação de bois

Criação de bois

Diante da suspeita de que os óbitos estavam relacionados ao uso da vacina, o Mapa determinou a apreensão dos lotes do produto e a interdição da fábrica.

Segundo a Dechra, as informações coletadas a partir da investigação foram compartilhadas com a pasta, para que sejam tomadas as providências cabíveis. “A Dechra continua trabalhando em estreita colaboração com o Mapa e está implementando todas as medidas necessárias para garantir que problemas semelhantes não ocorram com a Excell 10 nem com qualquer outro produto que fabricamos”, comunicou o laboratório.

A fabricante também divulgou que suspendeu toda a produção na unidade de Londrina, no Paraná, enquanto é feita uma “revisão completa das operações e processos”. Conforme a empresa, os clientes que adquiriram a vacina e possuem alguma dúvida devem entrar em contato pelo SAC através do telefone 0800 400 7997.

gp1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo