Geral

Mais de 35m³ de madeira serrada sem licença é apreendida no Piauí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 36,82 m³  de madeira serrada nativa na noite de domingo (9), na BR-343, no município de Buriti dos Lopes. O transporte irregular resultou no enquadramento do condutor e do proprietário do veículo por crime ambiental.

Segundo a PRF, a abordagem ocorreu no km 53 da rodovia. Durante a fiscalização, a equipe deu ordem de parada a um caminhão-trator que tracionava um semirreboque transportando produto florestal. Ao verificar a carga, os policiais constataram que se tratava de madeira serrada nativa.

O condutor, um homem de 33 anos, foi solicitado a apresentar a documentação fiscal e florestal obrigatória, mas afirmou não possuir a licença eletrônica exigida para o transporte e armazenamento de produtos e subprodutos de origem florestal. Além disso, nenhum documento fiscal foi apresentado.

O motorista informou ainda que havia carregado a madeira em uma cidade no Pará e a levaria para um município no Ceará, afirmando atuar apenas como funcionário do proprietário do caminhão.

Diante da ausência do Documento de Origem Florestal (DOF), o transporte foi considerado ilegal. O condutor e o proprietário do veículo foram enquadrados por transportar madeira sem licença válida para todo o trajeto. A PRF destacou também que o proprietário é reincidente em crimes ambientais.

O veículo, a carga e outros itens apreendidos, incluindo um aparelho celular, que será encaminhado ao Ministério Público para análise, foram levados ao pátio da PRF em Piripiri, onde permanecerão à disposição do Juizado Especial e do órgão ambiental competente.

cidadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo