Geral

PF faz balanço de obra da nova sede que reforçará integração no combate ao crime

A Polícia Federal reuniu, na manhã desta sexta-feira (7), a bancada federal do Piauí para apresentar o balanço de um ano das obras da nova sede em Teresina e discutir a continuidade do projeto. Apenas o deputado Júlio César (PSD) e a senadora Jussara Lima (PSD) participaram do encontro.

A superintendente da PF no Piauí, Melissa Maximino, informou que a obra foi iniciada em novembro de 2024 e tem previsão de conclusão para novembro de 2027. Segundo ela, o novo complexo não apenas abrigará as instalações da superintendência, mas também a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que atualmente funciona de forma provisória no aeroporto da capital.

“Essa obra não é só a construção de uma nova sede, mas também da estrutura da Ficco, que fomenta a integração entre as forças de segurança. Hoje, trabalhamos em espaços limitados e precisamos de uma estrutura moderna para ampliar nossa capacidade de atuação. O apoio da bancada é essencial para a continuidade”, afirmou Melissa.

O projeto prevê estande de tiro, centro de treinamento policial, canil, depósito de veículos apreendidos, carceragem e auditório com capacidade para 130 pessoas. O investimento total é de cerca de R$ 63 milhões, com parte dos recursos vindos de emendas parlamentares. O terreno de 70 mil metros quadrados foi cedido pela Universidade Federal do Piauí.

O deputado Júlio César destacou o compromisso de apoiar a destinação de emenda para a obra. “A Polícia Federal está há muitos anos sem sede própria e pagando aluguel. É justo apoiarmos a construção de uma estrutura moderna e definitiva. Se não for possível uma emenda de bancada, vou contribuir com parte da minha emenda individual”, afirmou o parlamentar.

A nova sede da PF foi planejada com 12 mil metros quadrados de área total e 9 mil de área construída, com usina solar, sistema automatizado de segurança e estacionamento para mais de 250 veículos. O prédio principal terá cinco pavimentos, laboratórios e salas de trabalho.

A conclusão da obra deve fortalecer o combate às facções criminosas no Piauí, com a atuação integrada da Ficco e demais forças policiais.

cidadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo