Governo entrega Escola do SUAS para capacitar mais de 7 mil profissionais do PI

Governo do Piauí inaugurou nesta sexta-feira (31) a Escola do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), localizada na Rua Pio IX, bairro São Pedro, em Teresina. O espaço vai servir como centro de formação e capacitação dos mais de 7 mil profissionais que integram a rede socioassistencial do estado e dos 224 municípios piauienses.
A escola foi implantada em um prédio revitalizado da Secretaria de Educação e recebeu investimento total de R$ 484.809,42, sendo R$ 200 mil destinados à compra de equipamentos. A estrutura inclui auditório, salas de capacitação e recursos tecnológicos que permitirão atividades presenciais e à distância. Durante a solenidade, também foram entregues quatro veículos adquiridos com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS): três vans para o atendimento de abrigos e um automóvel para o monitoramento do CadÚnico.
O governador Rafael Fonteles destacou que o novo espaço fortalece o Sistema Único de Assistência Social no Piauí e contribui para a qualificação das equipes que atuam diretamente com as políticas públicas voltadas à população vulnerável.
“A entrega é importante para fortalecer o nosso sistema único da assistência social. Aqui era um prédio da Secretaria de Educação que foi todo revitalizado para servir a essa escola de formação de gestores e colaboradores do sistema único da assistência social do estado e dos municípios piauienses. Somente com essa estrutura fortalecida que a gente vai alcançar todos aqueles e aquelas que precisam dos programas sociais do governo federal, do governo estadual. E nós temos o privilégio de ter o ministro Wellington Dias como ministro dessa pasta tão importante. Então o Piauí tem que ser o exemplo em todas as políticas públicas de assistência social”, afirmou o governador.
Fonteles ressaltou ainda que o estado busca ampliar o alcance das ações sociais.
“Ainda tem várias pessoas que têm o direito garantido por lei para diversos programas sociais e ainda não têm. Às vezes porque não têm informação, às vezes porque o poder público não chegou. Então fortalecer a rede dos CRAS e dos CREAS é muito importante. Essa escola do SUAS aqui em Teresina vai servir à formação desses mais de 7 mil profissionais que trabalham na rede de assistência social aqui no estado do Piauí e nos 224 municípios”, concluiu.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, destacou o papel estratégico da nova unidade.
“É a quinta escola do SUAS do Brasil, uma unidade que vai ter um papel importante para este novo momento do SUAS. Se a gente para pensar, cuidar de pessoas em áreas como saúde é complexo, educação é complexo. Tenta imaginar cuidar de pessoas na área social. Estou falando de população em situação de rua, imigrantes, refugiados, pessoas muitas vezes abandonadas, crianças abandonadas, idosos, pessoas com deficiência e apostamos na ciência. Aqui o objetivo é qualificar e qualificar bem para o que há de mais atualizado, profissionais do SUAS”, afirmou.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
.jpeg)
Dias ressaltou que a escola proporcionará um aperfeiçoamento constante.
“As pessoas se formam em assistência social, psicologia, outros trabalham no cadastro, trabalham com a primeira infância, mas aqui é um aperfeiçoamento, onde a gente reúne o que tem de melhor experiência, conhecimento, o que é mais eficiente no mundo e no Brasil e essa escola garante uma formação para melhor resultado”, completou.
O secretário estadual de Assistência Social, João de Deus, explicou que a nova estrutura será utilizada na capacitação e monitoramento das ações municipais.
“Nós trabalhamos os serviços de assistência social com os 224 municípios. Nós não executamos a política, nós articulamos as secretarias municipais, os técnicos e capacitamos, assim como monitoramos a implementação de todas as políticas de assistência social na base da sociedade, nos municípios. E aqui entra como instrumento de qualificação apropriado, onde aqui tem auditório e tem todos os equipamentos modernos para a gente poder inclusive fazer capacitação à distância, através do processo virtual”, disse.
Ele também destacou o impacto econômico das políticas de transferência de renda.
“O Bolsa Família, que é o maior programa de assistência social hoje do mundo, no Piauí injeta mais de 4 bilhões de reais diretamente na mão dessas famílias pobres. É um dinheiro que circula lá nos municípios e que isso ajuda a impactar a economia do nosso estado. Assim como esses outros dois programas que nós vamos lançar hoje. E vai aumentar mais esse aporte de recursos exatamente para essas famílias e vai incrementar mais 600 milhões de reais através do Luz Social, do Luz do Povo e também do Lugar do Povo”, concluiu.
CIDADEVERDE




