Águas do Piauí inicia perfuração de novo poço para enfrentar estiagem

A Águas do Piauí iniciou a perfuração de um poço em São Pedro do Piauí, no bairro Outro Lado, que sofre com desafios históricos de abastecimento. A iniciativa é resultado da antecipação de recursos realizada pela concessionária e integra o Plano de Enfrentamento à Estiagem no Estado.
O poço terá profundidade média de 200 metros, com produção estimada de 30 mil litros por hora e toda sua instalação e ativação devem ser concluídas até o final do mês de novembro. “O compromisso da Águas do Piauí é trazer água com qualidade e regularidade para todos os piauienses. E estamos trabalhando diariamente para ampliar o abastecimento em São Pedro do Piauí”, destaca Flávia Miranda, gerente executiva da Regional Meio Norte da Águas do Piauí.
Desde que a concessionária assumiu a operação dos sistemas da cidade, já executou importantes melhorias como a substituição do conjunto motor bomba do principal poço do município, que é responsável pelo abastecimento de 50% da cidade; revitalizou toda infraestrutura elétrica, com a instalação de dispositivos de proteção para evitar queima dos equipamentos quando há oscilação de energia; além da limpeza do poço, trazendo um aumento na quantidade de água captada em cerca de 20 mil litros por hora.
Enfrentamento à estiagem
A Águas do Piauí informou que está investindo cerca de R$ 86 milhões em ações de enfrentamento à estiagem em todo o Estado. Até o momento, 45 dos 65 poços previstos já foram perfurados, 23 estão em operação e 10 deram secos.
Os poços em operação estão injetando mais de 660 mil litros de água por hora na rede dos municípios beneficiados. Além disso, a concessionária explicou que está com reservatórios e estações de tratamento móveis ativados para ampliar a oferta de água em regiões críticas, caminhões-pipa também reforçam o abastecimento emergencial da população e revitalizações estão sendo executadas em mais de 200 poços do Piauí.
cidadeverde
				
					
					



