Bispo mostra menor igreja do Piauí e vídeo viraliza: “só cabe o padre”

No estado com a maior proporção de católicos do país, o Piauí, conta com uma igreja, que pode ser considerada a menor do Brasil, e que só cabe o padre. A impressionante capelinha foi mostrada pelo bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, e a gravação viralizou.
A igreja foi construída há cerca de três anos com recursos da própria comunidade, que fica no povoado Vila da Ramada, na zona rural do município de Curral Novo (a 466 km de Teresina).
No vídeo, o bispo ao lado da igreja comenta: “gente, que eu conheço mesmo na Diocese de Picos, essa é a menor igreja, de todas as 600 comunidades, é a menor e só cabe o padre”, disse o bispo Dom Plínio.
O pároco da comunidade, Fernando Pereira, em conversa com o Cidadeverde.com informou que é um sonho dos moradores da região ter uma igreja e só conseguiram recursos para construir aquela pequena capelinha.
“É uma localidade muito simples, e a população desejava um local para rezar e foi a forma que encontraram para as missas. O povo precisa de Jesus e rezamos a missa lá. Faço o altar do lado de lado de fora e em frente a igreja, colocamos as cadeiras e rezamos as missas na praça e às vezes nas casas das pessoas”, disse o pároco.
O povoado, que luta por uma igreja para rezar, fica próximo de mega projetos de exploração de minério de ferro e dos parques eólicos e solares.
Para celebrar as missas, uma vez por mês, na comunidade Vila da Ramada, na zona rural do município de Curral Novo, o pároco leva 1 hora e 20min para chegar até o povoado.
Entre os dias 22 e 26 de outubro de 2025, a Paróquia São Francisco de Assis, localizada em Curral Novo do Piauí, recebeu pela primeira vez a visita pastoral de Dom Plínio José.
Durante os dias de programação, Dom Plínio participou de diversas atividades, entre elas celebrações eucarísticas, encontros com os conselhos e pastorais paroquiais, visitas às comunidades e aos enfermos, além de reuniões com autoridades municipais e lideranças de associações comunitárias.
cidadeverde
 
				 
					 
					


