Geral

Piauí terá maior edição dos Jogos Escolares em 2026, diz secretária

Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quinta-feira (18), a secretária de Esportes do Piauí, Josiane Campelo, garantiu que a edição dos Jogos Escolares 2026 será a maior já realizada no estado.

“Desde 2023 temos essa ampliação, um aumento no número de alunos atletas, de municípios e de investimento do governo do estado, ou seja, mais oportunidades e, consequentemente, também revelando cada vez mais talentos”, afirmou.

competição contempla 22 modalidades esportivas e cinco modalidades paralímpicas, e segue um calendário dividido em quatro etapas.

“Estamos na etapa de interclasse; depois vamos para a etapa de polos e, saindo da etapa polo, vamos para a etapa estadual, onde consolidamos os nossos atletas para representar o nosso estado, a nossa bandeira no Jebs, que é a quarta etapa, a etapa nacional”, explicou.

Sobre a participação de atletas com deficiência, a gestora destacou o avanço obtido com a criação das Paralimpíadas Escolares.

“Não tínhamos as Paralimpíadas. Desde o início da nossa gestão temos um governo inclusivo, então criamos as Paralimpíadas, e desde o primeiro ano, Tiago, já é um grande sucesso: cada vez mais os nossos atletas paralímpicos participam e representam muito bem o nosso estado”, disse.

Josiane Campelo também explicou como funciona a estrutura das competições entre as redes de ensino.

“Todas as redes participam do interclasse, e agora vamos para a etapa polo. São 12 polos nos 12 territórios do estado, onde algumas cidades recebem os nossos atletas. A partir dessa etapa, partimos para a etapa estadual, que validamos aqui na nossa capital, Teresina”, afirmou.

Ainda de acordo com a secretária, a etapa nacional reunirá um grande número de representantes do estado.

“Depois disso, teremos mais de 250 atletas que irão representar o nosso estado na etapa nacional, custeada pelo governo do estado, em parceria com a Secretaria de Educação”, declarou.

Além disso, Josiane Campelo garantiu que todos os atletas terão apoio financeiro, desde a preparação até a participação na etapa nacional. “Especificamente nos jogos escolares, temos total apoio do governo do estado do início ao fim do projeto, com passagens aéreas totalmente gratuitas para quem representa o nosso estado. A Secretaria de Esportes mantém todos os seus editais de incentivo”, afirmou.

A secretária citou ainda o programa Bolsa Atleta como um dos principais incentivos disponíveis.

“Um grande incentivo é o nosso Bolsa Atleta. Essa semana, vários atletas em várias modalidades esportivas foram destaques regionais e nacionais nessas competições por conta desse importante incentivo, em que o atleta recebe um valor de R$ 1.000 e os técnicos, R$ 1.500”, informou.

Segundo ela, o benefício amplia as condições de participação dos atletas em diferentes níveis de competição.

“Assim, oportunizamos cada vez mais a participação deles em competições regionais, nacionais e internacionais. Essa semana, vários atletas de diversas modalidades representaram muito bem o nosso estado”, concluiu.

cidadeverde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo