Anvisa apreende lote de chá falsificado e suplementos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do lote 2306 do Chá Pronto para Consumo Multi Extrato por se tratar de um produto falsificado. A medida, publicada nessa quinta-feira (23), também suspende a comercialização, a fabricação, a distribuição e o consumo da bebida em todo o país. A ação foi tomada após uma denúncia que apontou irregularidades na origem do produto.
De acordo com a Anvisa, o lote em questão não foi produzido pela A&CL Indústria e Comércio de Produtos Naturais, responsável original pelo chá. Além disso, o número de registro informado no rótulo, ES000233-0.000043, encontra-se cancelado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o que reforça a confirmação de falsificação. A agência alerta que não há garantias sobre a segurança do consumo da bebida.
Durante a fiscalização, a Anvisa também identificou irregularidades em suplementos alimentares comercializados pela empresa Zeoclin Ltda., o Zeólita Clinoptilolita Standard e o Zeólita Clinoptilolita Premium. A determinação é para que todos os lotes desses produtos sejam recolhidos do mercado. A agência constatou que eles contêm um ingrediente sem comprovação de eficácia ou segurança para uso em alimentos.
Outro ponto considerado pelas autoridades sanitárias foi o uso de propagandas que associavam os suplementos a propriedades terapêuticas, como a eliminação de toxinas. Esse tipo de comunicação não é permitido para produtos classificados como alimentos, o que levou a Anvisa a proibir a fabricação, importação, divulgação, distribuição e consumo dos itens.
gp1




